GEOGRAFIA AGRÁRIA


Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Getúlio Vargas se tornou presidente do Brasil com o fim da Revolução de 1930. Sua gestão foi marcada pela criação de instituições encarregadas pela pesquisa de dados que auxiliariam nas políticas daquele período. Com base em seus estudos sobre essa época, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa que melhor representa e que mais se relaciona com essa afirmação dada:


A Marcha para o Oeste foi uma ação planejada do governo Vargas para atrair habitantes para a Região Centro-Oeste do Brasil, ainda considerada pouco habitada e distante do processo de acumulação de capital. 


Entre 1933 e 1955 o setor industrial brasileiro foi se consolidando, gradativamente, deslocando o foco da economia, do café para o segundo setor. O país começa, então, a deixar de ser basicamente agrícola. 


Entre as décadas de 1930 e 1940 a centralização da política do Estado Nacional, juntamente com a política agrícola do período, mantinham os interesses do Estado e das oligarquias agrárias, regionais e setoriais.


No segundo governo de Vargas foram feitas algumas reformas na estratégia de intervenção do Estado no setor agropecuário, no sentido de sua intensificação. A criação da política de preços mínimos, de 1951 pode ser citada como exemplo.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criado em 1936, foi uma das instituições que auxiliaram na elaboração de políticas para combate aos “vazios demográficos” e a pouca integração da rede urbana no Brasil. 

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

Os movimentos sociais de luta pela terra ou movimentos dos sem-terra, como são conhecidos pela sociedade, surgem da organização de trabalhadores rurais camponeses em combate à reprodução histórica do latifúndio. Assim, para compreender a existência dos movimentos sociais de luta pela terra, no Brasil, devemos buscar pressupostos históricos que estão além do tempo e do espaço no qual tais movimentos surgiram. Sobre esse assunto pode-se afirmar que: 


A reprodução do latifúndio, por meio das sesmarias, da lei de terras e das diversas políticas que beneficiaram a ascensão econômica dos latifundiários, sempre gerou conflitos no campo.


As ligas camponesas foram responsáveis por elaborar o Estatuto da Terra e apresentá-lo ao governo militar, que em novembro de 1964 aprovou as reivindicações do movimento dos trabalhadores.


Na década de 1940 surgiu o MST, no estado do Amazonas, com o propósito de reivindicar a reforma agrária no Brasil. Porém, não havia, de fato, trabalhadores rurais, mas sim marginais das cidades. 


Os movimentos sociais de luta pela terra advêm da organização de sindicatos urbanos que, após o fim da ditadura militar, conseguiram retomar suas lutas em defesa da classe trabalhadora.


Os movimentos sociais de luta pela terra surgiram para reivindicar leis trabalhistas na década de 1930, já que a criação da CLT não regulamentava o trabalho no meio rural.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

Vanderley (1999, p. 23, apud SILVA; PEDROSO; 2011, p. 92) afirma que a agricultura familiar é “entendida como aquela em que a família, ao mesmo tempo em que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. ” Para além desta definição, o governo brasileiro, em 2004, estabeleceu uma série de critérios que caracterizava a agricultura familiar. Sobre esses critérios e seus assuntos correlatos, leia as seguintes assertivas e, posteriormente, marque a alternativa que indica quais estão corretas:

I – Para ser classificado como agricultor familiar, 80% da renda da família deve vir da exploração turística.

II – Para ser classificado como agricultor familiar, as propriedades devem ter área menor que quatro módulos rurais.

III – Para ser classificado como agricultor familiar, a força de trabalho familiar deve prevalecer sobre a força de trabalho empregada.

IV – Os módulos rurais são áreas localizadas no campo, medidas em alqueires e apresentam o mesmo dimensionamento em todo o território nacional.

Pode-se dizer que:


Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


Apenas as assertivas I e III estão corretas.


Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


Apenas as assertivas II e III estão corretas.


Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Modernização agrícola e políticas no meio rural”.

Até praticamente a década de 1970 as áreas de Cerrado no Brasil eram consideradas improdutivas, graças às características naturais do solo, muito ácidos. Porém, isso não demoraria a ser solucionado, por meio de pesquisas que investiram na agropecuária. A respeito da modernização conservadora do campo brasileiro e suas consequências, veja quais as alternativas corretas:

I)            Com relação aos Programas para desenvolvimento do Cerrado pode-se destacar o Polocentro e o Prodecer, este de cooperação Nipo-brasileira.

II)          A década de 1980 foi a de apogeu no setor agropecuário - resultado da implantação de novas tecnologias -, o que gerou divisas que acabaram beneficiando a todos os brasileiros.  

III)        No final da década de 1990 o Brasil enfrentou grave crise econômica e climática e houve necessidade de importar alimentos, especialmente feijão, dos Estados Unidos da América.

IV)         O Programa de Desenvolvimento dos Cerrados foi elaborado pelos agricultores excluídos pela modernização, que exigiam a reforma agrária.

V)           A Reforma Agrária não ocorreu no Brasil por vários fatores, especialmente pela desigualdade de forças entre os trabalhadores do campo em relação à burguesia agrária.

Pode-se afirmar que:


As alternativas III e V estão corretas.


As alternativas II, III e V estão corretas.


As alternativas II e IV estão corretas.


As alternativas I e V estão corretas.


As alternativas I, II e III estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

O turismo em espaços rurais tem sido compreendido como uma atividade de complementação de renda para as famílias do campo. Muitos grupos, sobretudo aqueles que praticam a agricultura familiar, têm desenvolvido atividades tradicionalmente agrícolas concomitantemente com atividades ditas não agrícolas. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que:


O turismo no espaço rural se torna mais promissor se desenvolvido e gerido pela população local, que conhece as características de suas propriedades região.
O turismo no espaço rural é mais promissor quando desenvolvido por empresas multinacionais, que implantam padrões culturais no campo brasileiro.
A grande vantagem do turismo no espaço rural é que ele não demanda nenhum tipo de investimento ou modificação no cotidiano das famílias receptoras.
Para que o turismo seja desenvolvido no campo é fundamental que as atividades agrícolas sejam suprimidas e a propriedade rural trabalhe apenas com o lazer.
O turismo no espaço rural não pode ser entendido como uma atividade econômica viável, pois as propriedades rurais não apresentam atrativos turísticos.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

 

Há uma grande discussão em torno da Reforma Agrária no Brasil. Isso se deve à histórica má distribuição da terra, datada do Brasil Colônia. De acordo com os estudos realizados sobre o assunto, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa que indica a (s) correta (s).

 

I – A Reforma Agrária objetiva a redistribuição, realizada pelo Estado, de propriedades rurais improdutivas, a fim de que se cumpra a função social da propriedade rural, de modo a atender ao bem estar da coletividade e à justiça social. 

II – Há muitas barreiras que impedem a Reforma Agrária, tais como dificuldades jurídicas, elevado custo de manutenção das famílias assentadas, e resistência dos latifundiários, que dissimulam de variadas formas a produtividade das fazendas.

III – Para avaliar a produtividade de um imóvel rural, o INCRA observa o Grau de Utilização da Terra (GUT), que deve ser superior a 80%, e o Grau de Eficiência da Exploração (GEE), que deve ser de 100%.

 

Pode-se dizer que:

 


Estão corretas as alternativas I, II e III.
Estão corretas apenas as alternativas I e III.
Estão corretas apenas as alternativas I e II.
Está correta apenas a alternativa II.
Estão corretas apenas as alternativas II e III.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

Silva (2009, p. 96) afirma que “Pela definição oficial sobre turismo no meio rural, entende-se que esta nova atividade agregaria todas as atividades desenvolvidas nesse espaço, desde shows e rodeios, atividades religiosas, práticas de esportes e visitas às paisagens naturais, preservação dos recursos naturais, até as atividades dos hotéis-fazenda, das pousadas rurais e de acompanhamento das atividades agropecuárias.”

Sobre o turismo rural, leia as assertivas abaixo e marque, a seguir, a alternativa correta:

I – No Brasil o turismo rural aparece na década de 1980, concentrado na região Sul, com destaque ao Estado de Santa Catarina.

II – O turismo rural é uma atividade econômica do campo que exige as mesmas habilidades que as demais atividades agropecuárias.

III – É comum que as pessoas – sobretudo os moradores das grandes cidades – procurem o turismo rural em busca de tranquilidade, paisagens naturais e descanso.

IV – O turismo rural impede que os indivíduos entrem em contato com a natureza, já que as atividades agrícolas estão modernizadas.

V – Atualmente a prática/desenvolvimento do turismo rural tem perdido foco no Brasil, o que ameaça o ramo de negócios.

Pode-se dizer que: 


Apenas as assertivas I, IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e V estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola e organização da produção agrícola e suas atividades”.

A produção agrícola brasileira, assim como em outros países, tem passado por transformações importantes nas últimas décadas, a fim de atender às constantes demandas urbanas. Dessa forma, considere se estão certas ou erradas as assertivas abaixo. Assinale a alternativa que indica as corretas.

I. A política governamental de reforma agrária destina um módulo fiscal por produtor familiar que se comprometer a produzir biomassa.

II. Da forma como foi conduzida, a modernização das atividades agrícolas contribuiu para acentuar a concentração fundiária histórica do Brasil.

III. O processo de expansão da cultura de cana-de-açúcar para produção de etanol foi fator fundamental para preservação de pequenas propriedades.

IV. No Brasil, graças às inovações científicas que otimizam a produtividade em pequenas glebas de terras, verifica-se a diminuição da concentração fundiária.

Pode-se dizer que:


Está correta apenas a assertiva III.
Está correta apenas a assertiva II.
Estão corretas as assertivas I, II e III.
Estão corretas as assertivas III e IV.
Estão corretas as assertivas I, II e IV.

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira – relações de trabalho e produção no campo”.

A Lei de Terras foi um aparato jurídico que consolidou a propriedade privada no Brasil, tonando a compra como única forma de obtenção de terras. Ela está diretamente relacionada ao contexto social, econômico e político da sociedade em meados do século XIX. Desse modo, podemos apontar como causas da criação da Lei de Terras os seguintes pressupostos:


A independência do Brasil, ocorrida em 1822, e a criação de uma constituição, em 1824, o que exigia a regulamentação do acesso à terra.
A Lei Áurea de 1888, já que era “necessário” impedir que os ex-escravos tivessem acesso à propriedade fundiária, para que aceitassem o assalariamento. 
A revogação da lei de sesmarias a partir da independência, a proibição do tráfico negreiro e a vinda de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café.
A necessidade que os latifundiários tinham de que a terra fosse um bem acessível a todos, para que se resolvesse o problema dos “desocupados”. 
A desvalorização do café na economia mundial, que resultou em desvalorização das terras, levando diversos latifundiários à quererem vender suas fazendas.  

Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “agronegócio, turismo e pluriatividade”.

De acordo com Estrada (2003, p. 199) “(...) a pluriatividade é hoje um tema central entre os elementos que compõem o atual paradigma da multifuncionalidade, sendo valorada positivamente para a sustentabilidade dos espaços rurais.” Fonte: ESTRADA, Eduardo Moyano. Agricultura familiar, pluriatividade e desenvolvimento rural no Sul do Brasil. In: Estudos Sociedade e Agricultura. 2003.

Sobre a pluriatividade, leia e julgue as assertivas e marque, a seguir, a alternativa que indica a (s) correta (s).

I - A pluriatividade é um fenômeno observado, exclusivamente, no Brasil.

II - A pluriatividade pode ser entendida como um fenômeno diversificador de fontes de renda.

III - O turismo rural é um exemplo de atividade não-agrícola desenvolvida no campo.

IV - Uma propriedade rural onde se desenvolve a agricultura, a pecuária, o turismo e a apicultura pode ser considerada pluriativa.

V - A pluriatividade não é, e nunca foi, uma realidade do campo brasileiro.

Pode-se afirmar que: 


Apenas as assertivas IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.
Páginas: 123456